Aprenda como transformar a sua campanha de incentivo em uma máquina de vendas.

Antes de tudo, conheça o seu público alvo.

É preciso colocar as pessoas no centro e planejar bem uma estrutura que contemple todos os recursos necessários para que a campanha de incentivo trabalhe por você como uma aceleradora de vendas.

Por isso, antes de planejar e por em prática a sua campanha de incentivo, conheça bem o seu público alvo, suas necessidades e garanta que você reuniu os 4 pré-requisitos imprescindíveis que falaremos a seguir:

  1. Certifique-se de que a sua plataforma de incentivos seja flexível, integrável e automatizada.

    É necessário ter uma plataforma flexível que se adeque a diferentes mecânicas e modelos de negócios, que se integre com o seu sistema de vendas e a outras métricas utilizadas pela sua empresa, para que, junto com uma boa automação, você tenha total controle de budget, ROI e dos resultados da campanha de uma forma geral.

    Também é importante que a plataforma de incentivos permita que você mensure e cruze diferentes tipos de métricas relacionadas a cada participante, premiando-os de forma ampla e coerente com os seus KPIs individuais.

    Dashboards customizados e inteligentes podem ser muito úteis para facilitar a tomada de decisão e a implementação de campanhas extras de sustentação, portanto, certifique-se de que terá flexibilidade para escolher quais métricas são importantes e como você quer visualizá-las.

    Ah! Lembre-se que o foco em resultados é importante, mas garantir uma boa experiência para o usuário é primordial, desde o seu primeiro acesso até a saída da plataforma. Isso fará com que você mantenha um bom relacionamento e fluxo de acesso durante a campanha.

  2. Tenha uma comunicação engajadora que informa, motiva e capacita de forma leve e desafiadora.

    Que as percepções que os participantes têm sobre a sua campanha de incentivo são importantes, você já sabe. Por isso, estar conectado de forma engajadora com eles, utilizando uma comunicação multi propósito que informa, motiva e capacita, é o que irá fazer com que a sua campanha cumpra os objetivos, ao mesmo tempo em que mantém as equipes animadas e focadas nas conquistas.

    Motivar é o seu primeiro objetivo!

    Uma boa forma de fazer isso é criando uma régua de comunicação Omni Channel, ou Multi Touch, como gostamos de chamar, que “toque” os participantes de forma leve, constante e relevante por meio de canais diversos: Whatsapp, mensagens push no aplicativo da campanha, SMS, e-mail, telefone e impressos no local de trabalho. Tudo deve estar integrado e precisa ser bem pensado para engajar na dose certa.

    O uso de Gamification com jogos e desafios acessados por QR codes, realidade virtual ou aumentada é uma excelente solução, pois diverte, engaja e ensina ao mesmo tempo.

    Mescle mensagens automáticas, disparadas a partir de gatilhos relacionados à participação e performance de cada participante, com mensagens sobre demanda que podem ser criadas na hora para atender a algum objetivo pontual.

    Mantenha uma comunicação individualizada que ajude a encorajá-los e a estimular a busca dos resultados de forma constante e sustentável. Isso tornará a sua campanha ainda mais relevante.

  3. Desenvolva um catálogo de prêmios coerente com o perfil dos participantes e com a temática da campanha.

    O seu catálogo de prêmios precisa atender às necessidades dos participantes, independente do seu perfil. Tente oferecer um mix variado de prêmios que contenha de tudo (de prêmios tradicionais e viagens á cursos e experiências). Isso fará com que eles se empenhem mais para conquistá-los.

    Monte um catálogo de prêmios eclético, mas que tenha coerência com a temática da campanha de incentivos e tenha um time dedicado em avaliar os processos e acompanhar os resultados diários.

    A escolha dos catálogos de prêmios que você irá integrar à sua plataforma de incentivos deve ser feita com cuidado, pois uma escolha errada pode acarretar em problemas operacionais que prejudiquem a imagem da sua campanha de incentivos.

    Ela deve:
    - Ter um visual encantador e coerente com a identidade da plataforma de incentivos;
    - Ter prêmios de valores variados e que sejam almejados por diferentes perfis de usuários;
    - Facilitar o resgate de prêmios e a criação de listas de desejos dos participantes;
    - Fornecer dicas e informações que ajudem cada participante a alcançar seus objetivos.

    Surpreenda os participantes! Fazer “mais do mesmo” será cada vez menos eficaz.

  4. Utilize a inteligência de dados e um acompanhamento com micrométricas que direcionam as ações de sustentação.

    Nesse último tópico, mas não menos importante, falaremos sobre a importância de ter total visibilidade e controle sobre todas as ações, desde o planejamento até a comemoração dos resultados.

    A gestão eficiente de uma campanha de incentivos cujo foco é a aceleração de resultados de vendas, passa pelo monitoramento de processos que utilizam micrométricas para facilitar o direcionamento correto de ações de sustentação mesma. Use a tecnologia a seu favor, mas certifique-se de estar fazendo a correta leitura dos dados para garantir assertividade nas ações que serão planejadas.

    Vale lembrar que a boa execução das ações também é muito importante, pois basta um erro para colocar a credibilidade da sua campanha de incentivo em xeque. Portanto, reúna profissionais qualificados e com o perfil aderente às ações que serão implementadas.

    Know How, criatividade e o bom uso das novas tecnologias são indispensáveis quando o assunto é o acompanhamento e gestão de campanhas de incentivos. Inove.

Comece a planejar...

Agora que você já sabe quais são os passos para transformar a sua campanha de incentivo em uma máquina de vendas, é só por em prática. Não esqueça o mais importante: o objetivo é sempre valorizar a sua força de vendas.

Se você quer saber mais sobre soluções de incentivos de vendas clique aqui e conheça a ITMais, uma agência de inovação em incentivos que soma a tecnologia com criatividade para acelerar resultados de vendas.

Até o próximo post!