Entenda como usar a inovação e inteligência de dados para garantir grandes resultados.

Se você não é da área de dados, BI (business intelligence) ou coisa parecida, não se preocupe! Tudo que parece muito complexo - quando falamos de relatórios, números e dados - ficará ainda mais simples de compreender a partir de agora.

Os dados e a informação andam juntos.

Para começar entenda que, dados são registros gerados sobre algo, que a princípio não possuem sentido ou valor para respaldar decisões. Já a informação, é a organização desses dados, a fim de construir a compreensão dentro de determinados contextos para tomada de decisões estratégicas.

Um bom exemplo disto são os targets. Hoje, não basta termos o nome, idade ou posição geográfica da persona, é necessário um estudo aprofundado do comportamento desse indivíduo.

Um dado como a posição geográfica possibilita coletar informações regionais baseadas nas preferências do indivíduo, possibilitando a criação de estratégias assertivas e segmentadas. Por isso, dados e informações nunca deixam de andar juntos.

Dentro de uma campanha de incentivos não é diferente! É fazendo o acompanhamento e a gestão de campanhas de incentivo que se chega à análise de dados e KPIs; transformando esses mesmos dados, em informações e, consequentemente, em ações.

O que é Inteligência de dados?

Agora que você já sabe o que é a inteligência de dados, vamos falar de uma tendência no mercado do marketing de incentivos, que vem transformando definitivamente a forma como as marcas e empresas vêm se comunicando com seus clientes: o uso da inovação por meio da Inteligência artificial.

Inovação e Inteligência

Inteligência Artificial: Explore a tecnologia a seu favor.

Quando falamos de inovação, é impossível não pensar na inteligência artificial, muito comumente utilizada pelas grandes empresas, atualmente.

O termo inteligência artificial é descrito como o uso de softwares e máquinas para representar a inteligência humana. O agrupamento de várias tecnologias que realizam determinadas funções que apenas nós, seres humanos, poderíamos realizar.

Veja alguns exemplos de inteligência artificial presentes no seu dia a dia:

  • Ações micro-segmentadas ou mensagens personalizadas;
  • Chat bots ou robôs que prestam suporte e atendimento em diversos sites ou apps;
  • Soluções inteligentes que consultam e cruzam dados em uma velocidade absurda e que aprendem com eles para tomar decisões que ajudam segmentos importantes como: o médico, o farmacêutico, o bancário e tantos outros profissionais.

Todos os exemplos citados acima podem fazer uso da inteligência artificial para gerar melhores experiências ao público alvo, ao mesmo tempo em que aceleram resultados.

Este cenário já é uma realidade, e é fazendo uso de tais recursos que a ITMais gera a melhor experiência aos participantes de suas campanhas de incentivo, ao mesmo tempo em que motiva e acelera resultados de vendas.

Inovação e Inteligência

ITMakers e a inteligência de dados: A chave do sucesso da ITMais.

Você, provavelmente, já ouviu falar nos ITMakers, uma equipe multidisciplinar da ITMais que coordena ações de incentivo com foco total na aceleração de resultados. Eles estão sempre prontos para realizar a gestão, a análise de micro métricas, o planejamento, a execução de ações criativas de sustentação e todo o acompanhamento das campanhas de incentivo.

Mas será que os ITMakers são tão bons assim?

A resposta é: SIMMM!

Não só porque são profissionais qualificados que trabalham com incentivos de vendas há muitos anos, mas porque se apoiam em ferramentas que usam a inteligência artificial para cruzar informações individualizadas de performance e comportamento de cada participante e é capaz de disparar ações automáticas customizadas para cada necessidade ou alertar os ITMakers sobre pontos de atenção que devem ser observados.

Assim, com Know How, informações seguras e muita criatividade, os ITMakers são capazes de agir rapidamente para “corrigir rotas” ou potencializar ações estratégicas visando atingir os objetivos das campanhas de incentivo, dos participantes e das empresas das quais fazem parte.

Essa inteligência de dados está embarcada na plataforma de incentivos da ITMais, chamada CORE. Ela é o cérebro da campanha! E junto com a TOK, a ferramenta de comunicação gamificada, engaja os participantes de forma customizada e relevante, motivando constantemente através de mensagens e ações parametrizadas em uma régua de comunicação multipropósito previamente configurada e ajustada pela inteligência artificial.

Esses recursos inovadores permitem:

  • Controlar melhor budget;
  • Alcançar o ROI desejado;
  • Gerar dashboard personalizados;
  • Acompanhar e analisar KPI’s macro e micro;
  • Acelerar Sellout e, consequentemente, o Sellin;
  • Integrar sistemas e cruzar informações de fontes distintas;
  • Premiar usuários pela performance em vendas, treinamentos e comportamentos;
  • Desenvolver ações micro segmentadas;
  • Disparar mensagens personalizadas de forma automática;
  • Sugerir ações de sustentação Plug and Play:
  • Comunicar de forma relevante e engajadora, na dose certa.
  • E muito mais.

ITMais na prática: Usando a inovação e a inteligência de dados em campanhas de incentivo.

Quer ver um caso prático dos benefícios trazidos pela inovação e pela inteligência de dados em campanhas de incentivos?

Vamos a uma história baseada em fatos reais. Aliás, não só reais, mas muito comuns.

Imagine que uma empresa quer alavancar resultados de vendas e resolve fazer uma campanha de incentivo para motivar seus 200 vendedores diretos e outros 2.000 vendedores indiretos. O desafio é grande, já que a imensa maioria dos seus vendedores sequer são funcionários da empresa, vendem produtos dos concorrentes que, também fazem campanhas de incentivo para promover as vendas dos seus produtos.

Imagine que tais vendedores devem vender soluções tecnológicas que requerem alto conhecimento e, por isso, a sua empresa precisa garantir que todos façam os treinamentos técnicos e comerciais que a empresa oferece. Afinal, só assim fariam vendas em maior quantidade e com mais qualidade.

Sentiu o drama? Mas ainda não acabou!

Imagine que 99% dos vendedores não se motivem muito com campanhas de incentivos já que campanhas realizadas anteriormente sempre mostraram a mesma realidade: Os ganhadores das campanhas são sempre os mesmos, são sempre das mesmas revendas (das maiores) e muitas vezes ganham sem esforço nenhum, chegando a ser premiados sem sequer saber que havia uma campanha de incentivo em vigor.

Tá bom pra você?

E agora? Você acha que a empresa deveria investir em uma campanha de incentivo de vendas em um cenário tão desafiador como este? Nossa resposta novamente é: SIMMM!

Quando inovação e as novas tecnologias são usadas de forma inteligente e criativa, é possível facilmente contornar estes e outros desafios com ações automatizadas, ou seja, sem muito esforço.

Com a inteligência de dados da ferramenta de incentivo CORE é possível criar várias campanhas micro dentro de uma campanha macro. Isto significa que, você consegue parametrizar as regras da campanha de incentivo nacional para que, de forma automática, todos os vendedores ganhem pontos por suas vendas, mas respeitando a realidade da revenda e da região de cada um, fazendo com que todos sejam motivados justamente.

Também é possível consolidar diferentes métricas para pontuar um participante. Assim, métricas relacionadas à performance na conclusão de treinamentos de capacitação podem ser incorporadas às metas da campanha de incentivo de vendas, fazendo com que o participante queira realizar os cursos e perceba que quanto mais ele sabe, mais e melhor ele vende.

Com o cruzamento correto dos dados é possível se comunicar de forma individualizada com cada participante, o que torna as ações mais relevantes. É aí que entra a ferramenta de comunicação TOK da ITMais. Com ela, é possível automatizar mensagens push de forma micro segmentada e engajar cada participante com mensagens gamificadas e ultra personalizadas do tipo:

“Olá Fernando! Tudo Bem? Você concluiu a sua trilha de aprendizado. Agora faltam apenas 50 pontos para você alcançar seu objetivo de vendas e resgatar aquele smartphone que você queria. Basta vender mais 2 produtos X nesta semana, clicar aqui e acertar o QUIZ para dobrar seus pontos.”

Assim, em uma única mensagem e sem requerer nenhuma ação humana, o participante é informado sobre o status de treinamento e de vendas. Além de saber o que falta para alcançar seu objetivo pessoal e receber uma alternativa lúdica para reforçar os conhecimentos adquiridos e dobrar seus pontos. Legal né?

Não importa quantos vendedores fazem parte da sua campanha, nem o seu grau de conhecimento, comprometimento ou motivação. Com tecnologia e criatividade, somos capazes de resolver de forma leve e lúdica questões que, antes, eram consideradas muito complexas.

Entendeu tudo? Agora é só começar a planejar!

Existem muitas outras formas de exemplificar a importância da inovação e da inteligência de dados para potencializar resultados em campanhas de incentivo, mas já nos estendemos muito por hoje. Então vamos parar por aqui. Mas lembre-se, use sempre as melhores tecnologias e inovação seu favor.

Se você quer saber mais sobre campanhas de incentivo de vendas clique aqui e conheça a ITMais, uma agência de inovação em incentivos que soma a tecnologia com criatividade para acelerar resultados de vendas.

Até o próximo post!